Quem somos

A NOSTOC iniciou a sua actividade em 1997, na cidade do Porto, como resposta a uma lacuna no mercado no que diz respeito ao fornecimento de serviços de avaliação da qualidade dos ecossistemas aquáticos em parâmetros biológicos. Os seus sócios têm formação em Biologia ao nível de Doutoramento. Com a montagem de um pequeno laboratório, pôde começar a fornecer serviços à indústria que desenvolvia a sua actividade na área da captação, tratamento e distribuição de água e a laboratórios de ensaio e análise de águas, um pouco por todo o território português. Em 2000 adquire instalações próprias e inicia uma nova fase de investimentos na construção e equipamento do laboratório e no desenvolvimento de um Sistema de Qualidade.
As actuais instalações localizam-se na Maia, desde 2010, com excelentes acessibilidades e infraestruturação adequada.

Os principais objectivos da NOSTOC são:

O laboratório NOSTOC constitui o instrumento operacional para a recepção de amostras, realização de ensaios, emissão de relatórios e apresentação de resultados, com vista a dar resposta aos seus Clientes, em matéria de qualidade biológica da água e do ambiente em geral, na prossecução das actividades e objectivos definidos para a empresa.

Manual de qualidade

Desenvolvemos e temos implementado um Manual de Qualidade com vista à acreditação do laboratório pela NP ISO/IEC 17025 de 2000. O Manual de Qualidade da NOSTOC constitui um referencial organizativo, de acção e de uniformização das metodologias a utilizar, visando a satisfação do cliente e optimização do desempenho interno com vista à melhoria contínua.

De acordo com a norma NP ISO/IEC 17025, a garantia da qualidade dos resultados de ensaio efectuados pela NOSTOC é assegurada por um Controlo de Qualidade Interno e Externo. O Controlo de Qualidade Interno assenta em ensaios de aptidão interna e materiais de referência. Para além do universo das calibrações internas e externas, a NOSTOC recorre a padrões de controlo como elementos de referência, constituindo um referencial informativo para detectar desvios e anomalias. A aptidão interna da NOSTOC é permanentemente monitorizada e controlada pela adopção de ensaios intralaboratoriais, em replicado.

O Controlo de Qualidade Externo assenta na cooperação interlaboratorial. A NOSTOC participa em programas de intercomparação laboratorial lançados por entidades externas, nomeadamente o INAG, bem como em outras actividades similares orientadas para o desenvolvimento e a cooperação de comunidade laboratorial e científica, no domínio da sua actividade.

Praceta Artur Marques, nº37
4470-079 Maia

Telm: 917610240
Tel/Fax: 223389153

Email: nostoc.geral@gmail.com

Nostoc © 2015 | Powered by Alwayswell & Tiago Correia | Designed by Nostoc